terça-feira, 22 de maio de 2018

A TECNOLOGIA NOS APROXIMA DOS DISTANTES, E NOS AFASTA DOS PRÓXIMOS


Venho refletindo nos últimos tempos a respeito do efeito da tecnologia, redes sociais etc, e o seu impacto no ambiente profissional. A vantagem de se ter uma certa experiência ou uma rodagem maior, é que podemos comparar várias fases da vida dentro das organizações. O título acima parece um paradoxo, mas tenho observado que isso está acontecendo, não só no ambiente pessoal, mas no profissional também. No passado quando as pessoas tinham algum problema para resolver na empresa, pegavam o telefone ou iam pessoalmente falar com quem precisasse. Esta relação mais pessoal criava uma conexão de proximidade e de confiança. O famoso olho no olho, quando era possível, ou boca a boca via telefone. As dúvidas ou os mal entendidos eram resolvidos nesta relação pessoal, e era possível muitas vezes fazer a leitura corporal. A maioria das reuniões,  quando possível,  eram presenciais, e isso também ajudava a criar um maior integração e relações pessoais. Tudo isso facilitava em muito a busca de soluções quando era necessário se trabalhar junto com uma outra área da empresa. O espírito de colaboração parecia ser maior, e  a comunicação mais efetiva.

Quando entramos na era da informação, dos e-mails, etc,  comecei a notar como esta tecnologia  ajudava barbaramente na rapidez da comunicação, mas por outro lado distanciava as pessoas umas das outras. As pessoas começaram a achar que enviar e-mails era o trabalho delas, e que ao fazer isso estavam comunicando e resolvendo os problemas. O que se observou na prática é que a comunicação em certa medida, piorou muito do ponto de vista da sua efetividade. Enviar email para alguém não quer dizer que o problema está resolvido, e muitas a interpretação dos textos é completamente equivocados, gerando uma quantidade de problemas e confusão. Não é possível avaliar corretamente por exemplo, o tom emocional que foi colocado num texto. Cada um pode interpretar do jeito que achar melhor. Isso só para dar um exemplo.

As coisas foram evoluindo e com o advento da internet e das plataformas tecnológicas, hoje é possível se trabalhar em qualquer local. Não há mais a necessidade de estar fisicamente presente. Do ponto de vista tecnológico isso é bem interessante, mas do ponto de vista da construção das relações e da confiança creio que temos um desafio enorme pela frente. As empresas precisam ficar muito atentas para que a tecnologia não crie um ambiente cada vez mais individualista, e se perca algo que é uma das armas mais poderosas de uma organização o trabalho de time. Todos sabemos que a união faz a força, e com um mundo cada vez mais complexo, não dá para encontrar as soluções sozinho. A produtividade é uma combinação da tecnologia com o talento humano. Parece que estamos avançando mais rápido no lado da tecnologia, mas não podemos esquecer que são as pessoas que farão a diferença.

Tudo isso é muito novo para as empresas e particularmente para as Lideranças e  áreas de Recursos Humanos. A tecnologia tem que nos ajudar tanto do ponto de vista de eficiência, mas também de aproximar as pessoas. Nada substitui uma boa conversa, um olho no olho, e trabalhar junto. Nenhuma tecnologia por mais eficiente que seja poderá substituir as relações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário