sexta-feira, 20 de abril de 2018

AMBIENTALISTA ORGANIZACIONAL


Nunca o tema sobre Meio Ambiente esteve tão na moda como nos últimos 20 ou 30 anos. Aliás com muita propriedade pois vários estudos demonstram os problemas que o mundo vem enfrentando em função da poluição, do excesso de resíduos, e da falta de cuidado com o planeta. Por todos os problemas causados ao meio ambiente e suas consequências, surgiram no mundo muitos Ambientalistas que estudam o assunto, e fazem propostas para que haja melhorias significativas no nosso planeta. Os temas são os mais variados. Alguns focam nas águas, outros poluição do ar, outros o aquecimento global e assim por diante.

Se por analogia pensarmos numa organização como um planeta, podemos também assumir que existe um Meio Ambiente Organizacional que, assim como a terra, carece de muitos cuidados. O sucesso de uma empresa nos tempos de hoje e muito mais no futuro, irá depender de quão bem ela cuida do seu Meio Ambiente. Como poderíamos definir isso para uma organização?

Vamos começar com a Missão. A pergunta que, como cidadãos do planeta fazemos, é: qual é a nossa missão enquanto cidadãos na construção de um mundo melhor? Qual é a nossa contribuição, para que o planeta seja cada vez mais sustentável, produtivo, e um ótimo lugar para viver? Da mesma forma quando falamos de organizações, também podemos pensar da mesma maneira. Qual é a nossa missão para fazer com que aquela empresa seja bem-sucedida no futuro?

A Missão é uma declaração do que precisamos fazer para que a terra, ou uma organização, sejam cada vez mais prósperas. Só a Missão, não é suficiente, pois precisamos saber o que desejamos no futuro, ou qual é a Visão do que queremos construir. A Visão da Organização, representa quais são os objetivos que queremos perseguir para o futuro como o próprio nome diz. Assim como quando olhamos para o nosso planeta e temos uma visão do que queremos para o futuro dos nossos filhos, e o que precisamos fazer para assegurar a sua sustentabilidade futura. A Visão é o desejo, a esperança que temos daquilo que almejamos conquistar.

Na sequência, temos os Valores que são críticos para a proteção do nosso planeta, e se não os tivermos muito claros, teremos sérios problemas para o futuro. Por exemplo: Temos que desde já educarmos as nossas crianças sobre a importância da água para a nossa sobrevivência, portanto preservar e cuidar dos mananciais passou a ser um valor para todos os seres humanos.

Da mesma forma, para uma organização, é fundamental que todos entendam quais são valores corporativos que caracterizam a empresa, ou que fazem parte da sua cultura. Ética, honestidade, colaboração, atitude de servir, e outros por exemplo, são valores que a empresa quer que as pessoas pratiquem para o bem do negócio como um todo. O progresso do Mundo, de um País ou mesmo de uma organização, só faz sentido se for alcançado dentro de certos parâmetros. Portanto não é aceitável o vale tudo para alcançar o sucesso, caso este não seja conseguido dentro de certos critérios de comportamentos.

Se juntarmos a Missão, Visão e os Valores poderíamos afirmar que estes elementos formam o que seria a Cultura de um País ou por analogia, a Cultura de uma Organização. Quanto mais pessoas tivermos engajadas no planeta, do ponto de vista da Missão, Visão e Valores do Meio Ambiente, certamente teremos mais chances de construir um mundo melhor para o futuro.

Da mesma forma, isso vale para as Organizações. Quanto mais as pessoas estiverem engajadas na Missão, Visão e Valores da empresa, certamente ela construirá uma cultura forte e consistente e terá mais sucesso no futuro.

Para assegurar a melhoria do Meio Ambiente vários Ambientalistas promovem essas discussões, reflexões e estudos para garantir que haja engajamento dos cidadãos nestes temas. Ora, porque não ter dentro das empresas os Ambientalistas do Meio Ambiente Organizacional? Fica aqui a proposta. Que as empresas desenvolvam nos seus Líderes e formadores de opinião, verdadeiros Ambientalistas, e com certeza o ambiente das empresas apresentarão melhorias significativas, o que em última análise, se reverterá em melhores retornos para os seus negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário