quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O DESAFIO DOS TEMPOS MODERNOS


Ainda me lembro no final da década de 80 e início da de 90, quando decretaram o fim dos computadores de main frame, e introduziram os computadores pessoais, os famosos PCs. Na sequência foi criada a internet, e embalado neste avanço tecnológico também vieram os telefones móveis, conhecidos como celulares. Tudo isso aconteceu entre meados da década de 80 e 90.

Recordo que eu era Diretor de RH da Monsanto nesta época e decidimos comprar dois telefones celulares para experimentarmos a nova tecnologia. Um telefone ficou com o Presidente e outro ficou comigo, para entendermos melhor o uso deste equipamento. Era muito estranho imaginar que poderíamos andar para qualquer lado e ter um telefone disponível para fazer ou receber chamadas. Uma verdadeira revolução na comunicação estava acontecendo naquele momento, e não tínhamos a menor ideia de como isso iria impactar o nosso futuro.

Nos meados da década de 90 fui transferido como Diretor para trabalhar na Monsanto nos Estados Unidos, mais especificamente em St. Louis, com duas filhas adolescentes que estavam tristes por ter que deixar os amigos no Brasil. Chegando nos Estados Unidos, uma das principais aquisições que fiz foi comprar um PC e uma linha discada da internet- AOL. Aquilo foi um sucesso na família, que podia a partir de casa se comunicar com o mundo todo. Como ainda era uma tecnologia em desenvolvimento, sofria dos mesmos desafios da ligação telefônica, ou seja, muitas vezes não conectava ou caía a ligação, e assim por diante. Para a minha surpresa e da minha família, notamos que éramos os pioneiros a usar internet nos Estados Unidos nessa época. Ainda era algo que poucas famílias tinham acesso. No nosso caso, o fato de estarmos longe dos parentes e dos amigos, acelerou a adoção da nova tecnologia, o que foi muito bom.

Tudo isso que estou relatando aconteceu há pouco mais de 20 anos, foi uma revolução na vida das pessoas, e mal sabíamos que isso seria o embrião para a construção da era digital. A internet, o celular e o PC, na minha visão, poderiam ser comparados à descoberta da energia elétrica. Poderíamos dizer que é uma cadeia em evolução. A energia elétrica permitiu a invenção de vários equipamentos, entre eles os celulares, PCs, internet, etc., e estes permitiram hoje evoluirmos para a era digital.

Num primeiro momento, todas essas novidades nos assustam um pouco, e a sensação é de que não conseguiremos acompanhar esta evolução. Entretanto, rapidamente descobrimos os benefícios que estas tecnologias nos trazem e as conveniências que facilitam muito a nossa vida. O ser humano sempre procura fazer mais coisas num espaço menor de tempo. Desde que o mundo é mundo, talvez este seja um dos maiores objetivos da raça humana. Cada vez mais temos quantidades de tarefas e ocupações que só seriam possíveis de serem realizadas com o advento dessas tecnologias. Neste momento e no futuro próximo teremos uma evolução quântica das plataformas digitais, da robótica, e outras tecnologias similares, que trarão imensos benefícios para as nossas vidas.

A vida pessoal e profissional está se transformando, dia a dia, de forma radical e iremos enfrentar um período de transição, de volatilidade e de incertezas com a introdução acelerada dessas tecnologias. Nada diferente de quando o mundo entrou na era industrial, na era da informação, dos PCs, internet etc. O mundo digital não é o fim em si só, mas tecnologias que revolucionam a forma de como fazemos as coisas. A velocidade da transformação será diferente, mas também estamos mais preparados para lidarmos com isso. Não há como parar o progresso, especialmente quando este nos traz grandes benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário