quarta-feira, 26 de julho de 2017

O DILEMA DA IDADE AVANÇADA NO TRABALHO

Em virtude da crise econômica recente no Brasil, noto que muitas pessoas que estão na faixa de idade acima de 40 anos têm perdido os seus empregos. Se tiver mais de 50 anos, aí a situação fica ainda mais crítica, para se recolocar no mercado de trabalho. Fala se muito em diversidade, mas na área da senioridade a coisa está bem longe de acontecer. Quando se aproximam dos 50 anos, muitos têm que fazer de tudo para se manter no emprego. Se derem o azar de perde-lo, possivelmente terão que pensar em outra atividade, ou algo por conta própria. Certamente encontrarão muita dificuldade para acharem outro trabalho. Isso não quer dizer que outras faixas etárias não estejam sofrendo deste mesmo mal. A diferença é que jovens com menos idade, em geral, têm menos compromisso, além de existir uma disposição maior das empresas em contrata-los.
Toda esta situação tem me feito refletir a respeito do futuro. As gerações mais novas estão se casando mais tarde. Não é incomum pessoas casarem acima dos 30 anos e muitas vezes tendo o primeiro filho quase aos 40 anos. Nada de errado até aí porque a medicina está muito avançada. O que me faz refletir, com uma certa preocupação, é que essas pessoas estão casando mais tarde, por consequência tendo filhos mais tarde, e terão compromissos de educação também mais tarde. Isso quer dizer que muitos casais estarão na faixa dos seus 60 anos com filhos adolescentes ou ainda estudando em faculdades. Portanto no futuro, a faixa etária entre 50 a 60 anos, terá muitos casais no auge dos seus compromissos na criação dos seus filhos. Isso sem considerar que hoje as pessoas acabam saindo mais tarde da casa dos seus pais, muitas vezes, depois dos 30 anos.
Se continuarmos com este paradigma, onde empresas muitas vezes demitem pessoas nesta faixa de 50 anos, e para piorar, não contratam nesta mesma faixa de idade, o que irá acontecer no futuro? Essas pessoas terão que lidar com uma situação muito difícil, pois terão ainda muitas despesas com filhos na fase escolar, e sem perspectivas de emprego. Esta situação já ocorre agora. Muitas famílias estão passando por dificuldades, porque os pais estão perdendo os seus empregos, com filhos ainda estudando. Se a família teve o cuidado de fazer alguma poupança, possivelmente poderá lidar com este fato com mais tranquilidade. Entretanto todos sabemos que isso não é o que acontece com a maioria das famílias em nosso País. Antevejo uma situação bastante complicada no futuro se este paradigma de demitir pessoas com mais idade continuar acontecendo. Toda a sociedade será prejudicada em função deste comportamento das empresas.
Temos que repensar este modelo e começar a proteger os empregos para as pessoas de faixas de idade mais avançadas. Do ponto de vista das pessoas, estas também devem mudar o paradigma e começar a fazer uma poupança o quanto antes para poderem enfrentar esta situação, caso ela permaneça no futuro. O complicado desta equação é que as pessoas também com mais idade, precisam se preparar e poupar para a sua velhice. O dilema que se apresenta é que estes indivíduos usarem os recursos poupados para continuarem a ajudar na educação dos seus filhos, correm o risco de comprometerem estes recursos para serem utilizados na velhice.
As empresas precisam rever este modelo, se possível de forma espontânea, ou em breve o governo terá que criar leis de proteção ao trabalho para as pessoas acima de determinada idade. Algo como cotas ou dificultando, de forma profunda, a demissão por parte das empresas, de pessoas com mais idade. Ou criando mandatoriamente cotas para contratação de pessoas acima de 50 anos. Em resumo, precisamos ampliar a discussão de Diversidade para incluir as pessoas na senioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário