quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DEMISSÃO - SERÁ QUE PODE ACONTECER COMIGO?


A possibilidade de ser demitido sempre passa pela cabeça de quem está empregado. Para alguns é aterrorizante pensar nisso. Para outros, que já passaram por esta situação, vale a reflexão em avaliar pela própria experiência se estavam ou não preparados para enfrentar a demissão. A verdade é que, por mais que uma pessoa esteja preparada para uma demissão, nunca é uma situação simples e fácil de enfrentar. A primeira sensação é de se perguntar onde foi que eu errei, isso é muito injusto ou por que eu? É sempre difícil saber exatamente porque a demissão ocorreu. Até porque, na grande maioria dos casos, não há muita transparência, e obviamente é mais fácil alegar que é uma reestruturação, um ajuste de custo ou mudança de perfil da função. É raro o líder alegar que foi um problema de desempenho da pessoa, ou um comportamento inadequado. Isto porque sempre haverá o risco do questionamento ou de uma reação emocional, e a não aceitação da justificativa. E, aqui entre nós, em certas situações a demissão pode ser fruto do próprio fracasso da liderança em saber motivar ou orientar o demitido. Além disso poucos são os Lideres que sabem realmente lidar com esta situação.

Já vi casos em que o ambiente estava tão ruim, que a pessoa teve sensação de alívio ao ser demitida. Ela já se encontrava num estágio que não suportaria por muito mais tempo aquele trabalho. Também conheço casos críticos de demissão de executivos que levaram muito tempo para informar a família sobre a sua saída da empresa. Saiam de casa pela manhã como se fossem trabalhar, apenas para disfarçar a situação, pois se sentiam envergonhados de terem sido demitidos. No fundo uma grande bobagem pois nos tempos de hoje é algo mais comum do que imaginamos. Se existe uma certeza é que, em algum momento da vida profissional, a pessoa será demitida. É uma questão de tempo ou de circunstâncias.

Existe a demissão que a pessoa pode potencialmente evitar e existe a demissão que não há como controlar. Quando uma empresa passa por dificuldades ou se junta com outra empresa, ou foi vendida para alguém, são situações que ninguém controla. Se o motivo são as dificuldades financeiras, as empresas muitas vezes precisam demitir algumas pessoas do seu quadro para preservar o seu negócio ou até mesmo o emprego da grande maioria das pessoas.

A melhor forma de um indivíduo se prevenir de ser demitido é tendo um excelente desempenho e estando permanentemente em desenvolvimento. Nenhuma empresa, em condições normais de funcionamento, vai demitir alguém que traz excelente resultados e que tem potencial para crescer para funções de maiores responsabilidades. O que ocorre muitas vezes é que, no decorrer dos anos, naturalmente há uma tendência de as pessoas se acomodarem e acharem que estão seguras. Isso não funciona nos tempos atuais. Todo profissional tem que melhorar o seu desempenho e se desenvolver de forma contínua e permanente.

Como não é possível garantir emprego e nem saber em que circunstâncias a empresa se encontra, o melhor mesmo é procurar dar o melhor de si e se preparar com a possibilidade de um dia ser demitido. Como se preparar? Além de ter sempre um excelente desempenho e agregar valor através dos resultados para a empresa, também dedicar tempo investindo em desenvolvimento, estudando sempre, e aperfeiçoando o seu trabalho. Ao fazer isso o profissional gera maior possibilidade de empregabilidade dentro e fora da empresa. Se a demissão ocorrer por razões que fogem ao controle do profissional, este estará preparado para buscar outras oportunidades e certamente terá sucesso em qualquer lugar que for trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário