quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SUGESTÕES PARA GESTÃO DE PESSOAS EM 2017


O ano de 2016 está terminando, e muitos de nós gestores de pessoas e profissionais de RH somos desafiados a pensar nas prioridades para 2017. Todos sabemos que assim como este ano, o próximo será bastante desafiador, tanto do ponto de vista dos negócios bem como na gestão de pessoas. Também sabemos que uma coisa é certa, temos que seguir adiante em busca dos nossos objetivos, e ao invés de esperarmos pelo futuro, vamos à luta para criá-lo. Todos os anos são desafiadores. Os motivos e as razões podem ser diferentes, mas essa é a nossa realidade. É isso que nos move e nos motiva a olhar para frente e sermos cada vez mais produtivos. Pensando nestes desafios, proponho algumas sugestões para o próximo ano conforme segue:

ELABORAR METAS E OBJETIVOS DESAFIADORES, PORÉM CONSISTENTES

Esse é um bom momento para pensarmos nas nossas metas e objetivos para o próximo ano. É importante ir direto ao ponto, ser seletivo e saber priorizá-lo. Caso contrário, cairemos na tentação de termos muitos objetivos e quem tem muitos objetivos não tem prioridade alguma. Quanto mais foco melhor, até para poder fazer um planejamento para o ano, que ajude e facilite a busca dos resultados desejados. Saber estabelecer uma meta, requer técnica e arte. Tem que ficar claro o que desejamos alcançar, mas fundamentalmente temos que definir o como, quando, quanto e com quem temos que trabalhar. A maioria dos objetivos descritos nas organizações, acabam sendo meros descritivos de intenções, que ficam muito difíceis de terem propósito, dificultando a avaliação dos resultados.

CONTRATAÇÃO DE TALENTOS

Toda vaga que aparecer, seja nova ou por reposição, deverá ser cuidada de uma forma muito especial. Como a competição e a economia estão mais restritas, quanto mais e melhores talentos a empresa tiver, maior potencial terá para conseguir melhores resultados. A empresa precisa ter um olhar mais crítico em relação aos recursos existentes, bem como em relação às novas contratações. Este é o momento em que as organizações não precisam de bons talentos, mas sim de ótimos talentos, pois só desta forma ela encontrará soluções e saídas para os seus negócios. Cada vez mais serão os talentos que farão a diferença no resultado dos negócios. Até porque, outras variáveis como tecnologia, dinheiro, etc. já viraram commodities no mercado.  

DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

É necessário continuar investindo fortemente no desenvolvimento da liderança, seja através de coaching, mentoring, ou outras formas de aperfeiçoamento. Nos momentos de grandes desafios será necessário contar com uma liderança muito bem preparada para enfrentá-los. Serão estes líderes que darão o direcionamento para as pessoas e engajarão os colaboradores para que, trabalhando em time, produzam o melhor resultado possível. São os líderes que farão a diferença na motivação, na animação e no desempenho das equipes.

TRABALHO EM TIME

Gosto de uma frase atribuída ao Michael Jordan, um grande talento do NBA Americano que diz: “Talentos ganham partidas, times ganham campeonatos”. É muito poderosa essa expressão e muito verdadeira. Nos momentos mais desafiadores que enfrentamos na vida profissional ou pessoal, precisamos da ajuda e da colaboração de outras pessoas para superarmos os obstáculos com sucesso. Nessas horas não é possível vencer sem colaboração. Quanto mais fortalecido estiver o espírito do time, certamente a organização estará melhor preparada para enfrentar e superas os desafios.

AMBIENTE E CULTURA VENCEDORA

Todos os elementos mencionados e muitos outros que poderíamos também citar, devem estar alinhados para criar um ambiente e uma cultura vencedora dentro da organização. Devemos focar nos objetivos, nas metas, nos recursos que dispomos para vencermos as dificuldades, que muitas vezes são apenas passageiras. Devemos afastar qualquer sensação de fragilidade ou de medo de enfrentamento das situações. Pelo contrário, devemos criar em todos o espírito da superação e da vitória. A conquista acontecerá se o moral estiver alto e as pessoas preparadas racionalmente e emocionalmente para lidar com o ambiente desafiador. Com o espírito de time fortalecido e preparado, será impossível haver dificuldades que não possam ser superadas para se atingir os objetivos desejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário