quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O FUTURO DO TRABALHO: AMEAÇA OU OPORTUNIDADE?

Há muitos anos eu venho afirmando que o emprego está acabando, porem o trabalho vem aumentando. A tecnologia num primeiro momento substitui muitos empregos, entretanto cria uma infinidade de oportunidades para aumentar o trabalho. Tudo o que existe hoje na web é um grande exemplo, como o Facebook, Linkedin, etc. Nada disso existia até há alguns anos atrás. Quanta gente hoje trabalha e tem oportunidade de ganhos graças à internet e outras facilidades da web.

A transformação nos ambientes de trabalho tem sido muito grande e a tendência é acelerar ainda mais nos próximos anos. Saímos da “era da informação” ou da “era do conhecimento”, e estamos em plena “era digital”. Já há quem diga que já estamos na “era pós digital”. Possivelmente, em muitos Países Desenvolvidos e nas grandes empresas, isso já seja uma realidade. No Brasil ainda vivemos muitas “eras” ao mesmo tempo. Vamos da “era agrícola” até a “era digital” a depender da empresa e da sua localização. O fato é que, com o tempo, vamos ver uma grande transformação nesta área do trabalho. Parte disso em função da própria inovação, e outra parte em função de ganhos de produtividade e competitividade.

A tendência será as empresas terem Organizações mais fluídas, e formatos de trabalho das mais variadas formas. No futuro, seguramente veremos uma combinação de trabalho realizado parcialmente por pessoas dentro da organização e outra sendo realizada por pessoas fora da organização. Não é um trabalho terceirizado, mas com características de trabalho por projeto, onde os talentos específicos serão incorporados para realizar certas tarefas. Podemos imaginar por analogia, como um projeto para fazer um filme. A depender da fase do filme, certas pessoas serão chamadas a contribuir e assim por diante.
Não será mais possível as empresas terem internamente todos os recursos que necessitam, e além disso ela precisará recorrer aos talentos externos para complementar o trabalho a ser realizado.
Essa nova geração de pessoas que está entrando no mercado de trabalho, busca empresas cuja cultura e o modelo estejam alinhados com o seu estilo de vida, mas ao mesmo tempo, focada na inovação e no resultado. Querem um ambiente onde possam usar melhor todo o seu potencial intelectual, e que sintam evoluir junto com o progresso da própria organização.

O modelo tradicional de trabalho e de organização está cedendo lugar para um estilo mais aberto, acolhedor e flexível. A hierarquia está dando lugar também, para uma estrutura mais aberta, democrática e participativa. A jornada de trabalho rígida está sendo pouco a pouco substituída por uma trajetória de resultado e flexível, desde que atenda plenamente a demanda do trabalho. Quanto mais as Organizações se prepararem e se adaptarem para ter ambientes flexíveis, mais atrativas serão para estas novas gerações.
Muitos trabalhos atuais repetitivos serão totalmente substituídos por tecnologia ou robótica. Muitas funções que conhecemos hoje desaparecerão, mas muitas outras serão criadas e/ou desenhadas num formato diferente e inovador. Haverá a possibilidade de se usar melhor o talento humano, de uma forma mais objetiva e produtiva.

A velocidade do trabalho também tende a acelerar muito com o advento das tecnologias. Ainda temos muitas tarefas feitas de forma analógica ou manual, mas com o advento por exemplo, do “Analytical Data”, serão realizadas mais rapidamente e num grau muito maior de precisão.
Existem muitas coisas que ainda não sabemos definir com exatidão, como se transformarão no futuro. O certo é que se modificarão e o resultado e o retorno para a sociedade serão cada vez melhores, trazendo novas oportunidades de trabalho, diferente do emprego como conhecemos na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário